{"id":2487,"date":"2026-08-20T23:41:14","date_gmt":"2026-08-21T02:41:14","guid":{"rendered":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/2026\/08\/20\/icms-difal-nao-compoe-base-de-calculo-de-pis-e-cofins-fixa-stj\/"},"modified":"2026-08-20T23:41:14","modified_gmt":"2026-08-21T02:41:14","slug":"icms-difal-nao-compoe-base-de-calculo-de-pis-e-cofins-fixa-stj","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/2026\/08\/20\/icms-difal-nao-compoe-base-de-calculo-de-pis-e-cofins-fixa-stj\/","title":{"rendered":"ICMS-Difal n\u00e3o comp\u00f5e base de c\u00e1lculo de PIS e Cofins, fixa STJ"},"content":{"rendered":"<div>\n<p>O diferencial de al\u00edquotas do ICMS (ICMS-Difal) n\u00e3o deve ser inclu\u00eddo na base de c\u00e1lculo das contribui\u00e7\u00f5es para PIS e Cofins. Essa conclus\u00e3o \u00e9 da 1\u00aa Se\u00e7\u00e3o do Superior Tribunal de Justi\u00e7a, que fixou tese vinculante no julgamento do Tema 1.272 dos recursos repetitivos, nesta quinta-feira (20\/8). O Difal \u00e9 o imposto usado para compensar [\u2026]<\/p>\n<p>O post <a href=\"https:\/\/mauronegruni.com.br\/2026\/08\/20\/icms-difal-nao-compoe-base-de-calculo-de-pis-e-cofins-fixa-stj\/\">ICMS-Difal n\u00e3o comp\u00f5e base de c\u00e1lculo de PIS e Cofins, fixa STJ<\/a> apareceu primeiro em <a href=\"https:\/\/mauronegruni.com.br\/\">Mauro Negruni<\/a>.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>O diferencial de al\u00edquotas do ICMS (ICMS-Difal) n\u00e3o deve ser inclu\u00eddo na base de c\u00e1lculo das contribui\u00e7\u00f5es para PIS e Cofins. Essa conclus\u00e3o \u00e9 da 1\u00aa Se\u00e7\u00e3o do Superior Tribunal de Justi\u00e7a, que fixou tese vinculante no julgamento do Tema 1.272 dos recursos repetitivos, nesta quinta-feira (20\/8). O Difal \u00e9 o imposto usado para compensar [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[102,10,333,103,5],"tags":[],"class_list":["post-2487","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-cofins","category-icms","category-icms-difal","category-pis","category-tributos","entry"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2487","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2487"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2487\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2487"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2487"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2487"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}