{"id":2535,"date":"2026-09-01T23:39:56","date_gmt":"2026-09-02T02:39:56","guid":{"rendered":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/2026\/09\/01\/stj-reforca-veto-a-uso-tributario-de-ms-coletivo-por-associacoes-genericas\/"},"modified":"2026-09-01T23:39:56","modified_gmt":"2026-09-02T02:39:56","slug":"stj-reforca-veto-a-uso-tributario-de-ms-coletivo-por-associacoes-genericas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/2026\/09\/01\/stj-reforca-veto-a-uso-tributario-de-ms-coletivo-por-associacoes-genericas\/","title":{"rendered":"STJ refor\u00e7a veto a uso tribut\u00e1rio de MS coletivo por associa\u00e7\u00f5es gen\u00e9ricas"},"content":{"rendered":"<div>\n<p>Associa\u00e7\u00f5es gen\u00e9ricas, sem delimita\u00e7\u00e3o de categoria espec\u00edfica e sem demonstra\u00e7\u00e3o m\u00ednima de associados atingidos pela autoridade coatora, n\u00e3o det\u00eam legitimidade ativa para impetrar mandado de seguran\u00e7a coletivo. A conclus\u00e3o \u00e9 da 1\u00aa Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a, que negou provimento ao recurso especial da Associa\u00e7\u00e3o Nacional dos Contribuintes de Tributos (ANCT). A Lei 12.016\/2009, [\u2026]<\/p>\n<p>O post <a href=\"https:\/\/mauronegruni.com.br\/2026\/09\/01\/stj-reforca-veto-a-uso-tributario-de-ms-coletivo-por-associacoes-genericas\/\">STJ refor\u00e7a veto a uso tribut\u00e1rio de MS coletivo por associa\u00e7\u00f5es gen\u00e9ricas<\/a> apareceu primeiro em <a href=\"https:\/\/mauronegruni.com.br\/\">Mauro Negruni<\/a>.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Associa\u00e7\u00f5es gen\u00e9ricas, sem delimita\u00e7\u00e3o de categoria espec\u00edfica e sem demonstra\u00e7\u00e3o m\u00ednima de associados atingidos pela autoridade coatora, n\u00e3o det\u00eam legitimidade ativa para impetrar mandado de seguran\u00e7a coletivo. A conclus\u00e3o \u00e9 da 1\u00aa Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a, que negou provimento ao recurso especial da Associa\u00e7\u00e3o Nacional dos Contribuintes de Tributos (ANCT). A Lei 12.016\/2009, [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[19,5],"tags":[],"class_list":["post-2535","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-juridico","category-tributos","entry"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2535","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2535"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2535\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2535"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2535"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/cscontabil.cnt.br\/index.php\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2535"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}